quinta-feira, 29 de maio de 2014

Quando o Cuco Chama, Robert Galbraith - Opinião

"Quando o Cuco Chama" - Robert Galbraith
Sinopse: Quando uma jovem modelo cai de uma varanda coberta de neve em Mayfair, presume-se que tenha cometido suicídio.

No entanto, o seu irmão tem dúvidas quanto a este trágico desfecho, e contrata os serviços do detetive privado Cormoran Strike para investigar o caso. Strike é um veterano de guerra - com sequelas físicas e psicológicas - e a sua vida está um caos. Este caso serve-lhe de tábua de salvação financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrio tudo se torna - e mais se aproxima de um perigo terrível...

Envolvente e elegante, mergulhado na atmosfera de Londres, "Quando o Cuco Chama" é o aclamado primeiro romance policial de J. K. Rowling, escrito sob o pseudónimo Robert Galbraith.

Opinião: Este livro foi uma completa desilusão para mim. Adoro J.K. Rowling ou, pelo menos, a saga Harry Potter, e esperava um grande livro até porque as criticas apontavam para um livro muito bom o que, aliás, muitas outras opiniões confirmam. No entanto, eu não fui capaz de gostar.

A escrita de J.K. Rowling não é má mas a história desenrola-se com uma lentidão excruciante ficando a sensação amarga de que não se passou nada. Este livro é, para mim, apenas uma apresentação da personagem Cormoran Strike, o crime foi apenas um pretexto para o fazer mas esteve sempre em segundo plano, o que não seria de esperar (pelo menos para mim).

É verdade que os temas crime/ suspense não são os meus preferidos mas é também verdade que este livro tem muito pouca susbstância. Quando comparado com "Recordação Perigosa" de Mary Higgins Clark, que é do mesmo género embora não se centre num detective, percebemos que este livro está a anos-luz do de Mary Higgins Clark e é impossível não sentir que o livro nos devia ter dado mais, ter sido mais.

Claro que nem tudo é mau no livro, existe a parceria de Cormoran com a sua secretária/ ajudante de detective que é muito interessante e deixa caminhos abertos para próximas aventuras. Saliento ainda a resolução do crime, com um assassino que eu nunca previ e aqui tenho de dar pontos à autora (por isso dou 2,5* e não 2*).

Resta-me esperar que, uma vez apresentado Cormoran Strike neste livro, os próximos sejam muito melhores. Quanto a mim, temo pelas minhas leituras desta autora pois ainda tenho por ler "Uma Morte Súbita" e as opiniões gerais que tenho lido é que seria bem pior do que "Quando o Cuco Chama". A ver vamos...
2,5*

2 comentários:

  1. Olá :)
    Estou neste momento quase a acabar de ler "Uma Morte Súbita" e também não foi bem o que estava à espera de J. K. Rowling. No entanto, ainda estou na esperança que o final do livro ainda me surpreenda.
    Boas viagens

    Rosana
    http://bloguinhasparadise.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosana e obrigada pelo teu comentário.

      Eu fiquei francamente decepcionada com "Quando o Cuco Chama" e mesmo nunca tendo imaginado o assassino, isso só salvou o livro de não levar uma classificação ainda mais baixa. Vamos ver o que acho desse Rosana...

      Eliminar