sexta-feira, 20 de junho de 2014

Cruel Abandono, Penny Vincenzi - Opinião

Sinopse: Numa noite de 1986, uma bebé recém-nascida é encontrada abandonada no aeroporto de Heathrow. Goradas as investigações, a criança é entregue às autoridades e posteriormente adoptada.

Passados quinze anos, a bebé, Kate, é já uma bela adolescente, aspirante a modelo, que decide procurar a mãe biológica. Essa busca vai reunir três mulheres - Martha, Clio e Jocasta - que 16 anos antes se tinham conhecido, casualmente, durante uma viagem à Tailândia.

As três amigas têm agora vidas agitadas mas bem-sucedidas, cheias de preocupações profissionais e de relações amorosas nem sempre fáceis. Martha continua solteira e é uma advogada de sucesso; Clio é uma médica presa a um casamento falhado; Jocasta é uma jornalista apaixonada por um homem com pavor dos compromissos.

Kate irá concretizar o seu desejo de conhecer a mãe biológica, mas isso obrigará a que seja revelado um segredo que uma das mulheres guardara ciosamente ao longo de todos esses anos...

Opinião: Penny Vincenzi regressou de forma triunfal às minhas leituras. Este livro vale a pena, é complexo e intrincado, fala de opções de vida, de loucuras da juventude e das suas repercussões e consequências que, muitas vezes, deixam cicatrizes para toda a vida.

A viagem idílica das três adolescentes que se conheceram na Tailândia e foram, durante algum tempo, companheiras de viagem, esconde um terrível segredo, o peso de uma quase morte e a desilusão por não terem percebido e ajudado a amiga... mas qual delas esteve nesta situação?

Ao longo do livro somos lançados habilmente de uma rapariga para outra pela mão da autora, tentando perceber qual delas será a mãe de Kate. Percebemos ainda a terrível interrupção que esta investigação faz na vida das três amigas. Elas afastaram-se depois da viagem e hoje escondem-se por detrás de realidades que parecem perfeitas mas onde a tristeza impera...

Quando Kate descobre a verdade, alguns passos terão de ser dados... e pode ser tarde demais pois mais uma tragédia se abate sobre a história. Um livro que aconselho vivamente.

4*

Sem comentários:

Enviar um comentário