quarta-feira, 1 de abril de 2015

Tag: Liebster Award - Parte 1

Este blogue foi taggado por 4 blogues diferentes com a TAG Liebster Award.
Deixarei aqui os 11 factos sobre mim, a resposta às 11 perguntas de 2 dos blogues e os 11 blogues que nomeio. No próximo post da TAG estarão as respostas às perguntas dos outros 2 blogues.

O 1º a nomear-me para a TAG foi o Brunno Quaresma do blogue brasileiro Revista Infinita, logo seguido da Renata CR do blogue Anotações Literárias.


Para responder à tag basta seguir as regras abaixo:

01: Escrever primeiro 11 fatos sobre você.
02: Responder as perguntas feitas por quem te indicou.
03: Indicar 11 blogs com menos de 200 seguidores.
04: Fazer 11 perguntas para os 11 blogs (as mesmas), que você indicou. (Neste ponto há quem mantenha as perguntas que lhe fizeram e há quem faça novas perguntas. Não vou deixar novas questões mas deixo ao critério de cada blogue taggado que perguntas escolhem para responder, ou seja, escolham as 11 de um dos blogues que me taggou que mais gostarem).
05: Colocar no post a foto do selo Liebster.
06: Linkar de volta quem te indicou.

11 factos sobre mim:
1. Sou de Lisboa e sou apaixonada pela cidade;
2. Tenho 29 anos;
3. Trabalho em Comunicação;
4. Sou viciada em séries de TV (para além de livros!);
5. Adoro a saga Harry Potter;
6. Adoro as autoras Juliet Marillier e Lesley Pearse;
7. Não gosto de música alta nem de demasiado barulho (se for num bar e der para nos ouvirmos uns aos outros, música de fundo até é agradável);
8. Gosto de silêncio;
9. Gosto de organizar coisas e gerir projectos;
10. Bebo bastante chá;
11. Adoro chocolate Kinder, especialmente Kinder Choco-bons.

E agora as 11 perguntas  do Brunno Quaresma do blogue brasileiro Revista Infinita,

1 - Por que o nome do blog?
O nome do blogue está ligado à literatura e ao que estou a ler no momento mas, na verdade, tem um duplo sentido porque "leituras do instante" são também as minhas leituras sobre o mundo, o que acho e sinto sobre o que acontece. Assim, e apesar de a base ser a paixão pelo mundo dos livros, o blogue pode ter tudo e mais alguma coisa e o nome encaixa-se nestas 2 realidades.

2 - Qual assunto mais deu/dá certo no seu blog (no sentido de visualizações/comentários)?
Em termos de visualizações são as leituras, maratonas, livros que gostava de ter na estante, aquisições, os balanços do mês, frases que partilho, descontos ou locais que sugiro em "recantos a descobrir" e a votação "os melhores livros do ano". Em geral, os temas que coloco funcionam relativamente bem, pelo menos tendo em conta a dimensão do blogue.
Os posts com mais comentários são frases que partilho, posts sobre leituras e também temas da actualidade como "quem cuida dos cuidadores" e "um português como ilustrador das capas espanholas da nova edição da saga Harry Potter".
Creio que funciona bem tudo o que é tema da actualidade e leituras pois as pessoas seguem por aqui um bocadinho da minha vida e também do mundo.

3 - Gosta de ter um blog / escrever em um?
Gosto muito de ter um blogue, o 1º que tive foi em 2009 por isso já há 6 anos que ando no mundo da blogosfera embora os meus blogues nunca tenha tido um sucesso brutal. Às vezes, é difícil disciplinar-me para escrever porque tenho alturas que não tenho grande vontade. Na verdade, este blogue é o que actualizo com mais frequência e com uma maior sequência lógica de posts pensados. Tenho outro sobre Comunicação e Média que também costumava ter, pelo menos, um a dois posts por semana mas que, de momento, está parado. Nesta área, gosto de escrever juntando várias informações e fazendo um texto que as misture e explique, ao mesmo tempo. Não tenho tido muita vontade e, a verdade, é que os temas sobre os quais quero escrever são tão da actualidade que, se demoro uns dias, já quase estão ultrapassados e deixa de ser relevante escrever sobre eles. Assim, tenho utilizado mais o Twitter e Facebook com coisas mais breves em vez de trabalhar o blogue (shame on me!).

4 - Faz sorteios no blog? Percebe retorno e aumento de leitores com isso?
Nunca fiz, não tenho parcerias para isso. De qualquer forma, este é um tema que anda na minha cabeça há algum tempo, o de fazer um passatempo com algo... mas entretanto gostava que o blogue crescesse mais um bocadinho ;) Acredito que os passatempos têm retorno e, muito provavelmente, também aumento de leitores.

5 - Tem blogs parceiros? Se sim, como trabalha a parceria?
Não tenho blogues parceiros. Tenho, isso sim, blogues que têm link para o meu porque o consideram relevante. No meu blogue também existem links de vários blogues que gosto, embora sejam praticamente todos da área da literatura pois são os que estão ligados às temáticas que mais desenvolvo por aqui.

6 - No momento, lendo algum livro, jogando algum game, acompanhando alguma série?
Ui! Esta não é fácil. Estou a ler "Catarina de Aragão - A Princesa Determinada" de Philippa Gregory. Quanto a séries, vejo "Anatomia de Grey", "Mentes criminosas", "Investigação Criminal", "Investigação Criminal: Los Angeles", "Investigação Criminal: New Orleans" "The Good Wife", "Parenthood", "reign", "Hawai: Força Especial", "Downton Abbey" cuja última temporada terminou no fim do ano e, com certeza, mais umas quantas das quais não me recordo agora (não disse que sou viciada em séries???!!!).

7 - Estuda e/ou Trabalha? Fale sobre.
Neste momento apenas trabalho embora "estude" com pequenos workshops presenciais ou online, mais focados na área do digital. Quanto ao trabalho, sou Digital Manager numa Agência de Publicidade. Sou apaixonada pela área da Comunicação, quer digital quer não digital, e é uma área onde gosto de estar. Gosto, sobretudo, de gerir projectos e de desenhar estratégias.

8 - Como você se diverte?
Ler, ver séries, passear, sair uns dias de Lisboa e ir a outros locais (não tenho saído do país porque não tem dado, até porque estive, por motivos de saúde familiares, sem trabalhar durante 4 anos, e ainda hoje não é fácil ajudar com a alteração de realidade da minha mãe).

9 - Qual lugar no mundo você gostaria de conhecer?
Eu tenho um fascínio enorme por Itália, gostava de fazer um tour pelo país e conhecer várias cidades. Gostava também de conhecer Londres e ir à Irlanda e Escócia e gostava imenso de ir aos Estados Unidos e Austrália. São países que me fascinam e que gostava de conhecer a curto/médio prazo. Sem tanta pressa, também me fascina a Tailândia e a Índia.

10 - Qual seu maior medo?
Sofrer. É verdade, tenho medo de morrer cedo, sem completar nem metade do que gostaria de fazer na vida mas o maior medo é mesmo sofrer muito, ter doenças complicadas e desaparecer, mesmo estando viva, falo de comas, de Alzheimer, de cancro, de AVC's... já vi de tudo na minha família e tenho medo do que pode vir a acontecer até porque estou bastante alerta para os sinais.

11 - Qual seu maior sonho?
Realizar-me pessoal e profissionalmente. Não preciso de ser directora nem presidente de nada mas gosto de cargos de coordenação, de gerir projectos e pessoas e sentir-me desafiada e realizada com o que faço. É isso que quero fazer.


E as 11 perguntas da Renata CR do blogue Anotações Literárias:

1. O que mais gostou de ter acontecido desde que começou a ter o blog?
Não sei bem, talvez os comentários porque é aí que tenho feedback e que dá para iniciar pequenas conversas.

2. E alguma coisa que te chateou por causa do blog?
Sim, uma espécie de vírus/ malware que teima em não desistir da página. Mas eu vou exterminá-lo. Quanto a comentários parvos ou maus, não me apareceu nenhum, pelo menos ainda.

3. Em qual livro/história você daria um passeio à tarde?
Por mim pode ser mesmo no livro que estou a ler "Catarina de Aragão - A princesa Determinada", gostava de conhecer esta mulher determinada e falar com ela sobre as lembranças da Andaluzia e de como a sociedade inglesa estava tão atrasada em relação ao sul da Europa, a ironia das coisas!

4. Que outro final você daria para aquele insuportável vilão?
(diga, quem é e de onde ele veio)
Não sei, não estou a recordar-me de nenhum, provavelmente porque tiveram fins que achei aceitáveis.

5. Você é o detetive e agora que já está chegando ao final para a resolução do caso - um assassinato em série, de 8 pessoas -, aqui para nós, quem é o culpado(a)? E o porque (a causa) que ele(a) fez isso?
É o filho da 1ª vitima, queria vingar-se da mãe e matou mais umas quantas pessoas iguais a ela... sim, "CSI", "Mentes Criminosas" e etc. a darem-me ideias que nem são assim tão originais... mas foi o que me veio à cabeça!

6. Algum livro/história te lembra alguma música? (diga qual livro/música e porque)
Nem por isso, eu imagino mais os locais, os aromas, a estação do ano, a humidade da terra, o sol a bater nos ombros.

7. Que conselho você daria aquele personagem que não consegue resolver seu problema? (diga o problema, o personagem, de que livro/história que ele(a) pertença)
Estou a lembrar-me da "Beatrix" de "A Praia das Pétalas de Rosa", alguém obcecado com o marido da melhor amiga e que faz coisas impensáveis por causa desta obsessão, apenas para descobrir que foi usada... eu dizia-lhe "ok, vai a um psicólogo, trata de ti, respeita-te a ti própria e descobre o teu caminho em vez de tentares roubar o dos outros."

8. Qual livro levaria para uma longa viajem?
Aqui tenho de fazer batotice... levo o Kobo com muuuitos livrinhos ;)

9. Faça a sua combinação ideal: Inverno/Verão/Outono/Primavera com Praia/Campo/sua própria casa e com Livros/Filmes/ Séries de tv (e/ou se tiver outra coisa em mente, escreva sua vontade!)
Primavera, fim de tarde, a ler numa varanda ao sol ;)

10. O que te faz rir?
Pessoas inteligentes que sabem fazer piadas inteligentes. Coisas parvas mas engraçadas sem serem gozação com ninguém. Pequenas felicidades (ok, esta é mais sorrir).

11. Don't blink! Mas aí você pisca... O que vê?
A minha casa de campo que será o meu refúgio (não existe mas enfim... não custa sonhar).

Os 11 blogues para responder à tag:
11. Mixórdia Literária

Ficam ainda a faltar as respostas aos blogues Trivialidades Literárias e Pepita Mágica.

16 comentários:

  1. Tantas nomeações :) Gostei das respostas, espero pelas restantes! Também eu sou uma viciada em HP e em séries!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Femme.
      E sim, nós Harry Potterianas nos identificamos ;)

      Eliminar
  2. Oi :)

    Gostei das respostas e de te conhecer mais um pouco. :) Também adoro o silêncio, mas é tão raro ter aqui - e olha que só consigo ler tendo silêncio, pois me distraio facilmente, então imagina quanto tempo levo para ler algo...

    Adoro também as séries e algumas delas que mencionasse! Criminal Minds, Hawaii (Five-0, certo?), CSI, entre outras várias. Bem queria assistir o NCIS, mas achar algum link com legenda que preste é difícil...

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Renata,
      fico contente que tenhas gostado de me conhecer. E sou como tu, preciso de silêncio para me concentrar e adoro ler um livro descansadinha, especialmente se tiver uns raios de sol a iluminar a janela ;)

      Sim, a série do Hawai é essa que dizes. Eu também sou uma viciada em séries, como disse acima, adoro!

      Bjs e obrigada por teres passado por aqui e deixado o teu comentário ;)

      Eliminar
    2. ;) Estou é indo pelo mesmo caminho, com tantas séries que acompanho e mais tantas outras ainda para começar. :) Engraçado que nos primeiros episódios do Hawaii não me "pegou" e só depois de um tempo é que comecei a me interessar e a gostar mais - agora já vou na segunda temporada. :)

      Beijos

      Eliminar
    3. Para além de livrólicas, somos seriólicas... e com muito prazer!

      Eliminar
  3. Olá, Ana.

    Muito obrigado por me ter nomeado para fazer esta TAG, terei todo o gosto em responder ás questões!

    Boas Leituras,

    Mariana

    http://mixordialiteraria.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariana,
      fico à espera das respostas ;) Se puder, depois deixe-me link.

      Muito obrigada e boas leituras também desse lado;)

      Eliminar
  4. Obrigado pelo Tag Ana :) vou responder assim que tiver um tempinho!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada Arttemizza ;) Quando responderem, deixa aqui o lnk. Bjs

      Eliminar
  5. Olá Ana :)

    Antes de mais, obrigada pela nomeação :)
    Acontece que eu já tinha sido nomeada anteriormente para esta TAG e já respondi há algum tempo (http://lotsofbooksandotherthings.blogspot.pt/2015/02/liebster-award-tag.html).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina,
      obrigada por teres passado por aqui e pelo teu feedback ;) Vou ver as tuas respostas. sem problema. Bjs

      Eliminar
  6. Obrigada!
    http://epifania-de-letras.blogspot.com/2015/04/tag-selo-liebster-i-ao-iv.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ivonne,
      gostei de conhecer-te um pouco melhor ;) Tenho pena que não tenhas retirado daqui as questões mas é verdade que as outras são muito semelhantes. De qualquer forma, quando eu fizer a parte 2 talvez queiras responder a um dos blocos ;)

      Bjs

      Eliminar
  7. Ohhh Ana, só agora me lembrei que te prometi responder a isto há meses.... desculpa!!!
    Ainda vou a tempo? :D

    ResponderEliminar