quarta-feira, 2 de julho de 2014

Sonhos de Papel, Ruta Sepetys - Opinião

Sinopse: Josie Moraine vive mais do que uma vida. Ela é filha de uma das prostitutas de luxo mais cobiçadas de Nova Orleães, um estigma que a arrasta para o submundo decadente da cidade. Vítima da negligência da mãe, tem nos moradores do extravagante Bairro Francês os seus maiores aliados. De Cokie, humilde e fiel; a Willie, a dona de um bordel cuja frieza esconde um coração de ouro; e a Jesse, tímido, atraente e eternamente apaixonado, todos a protegem e velam por ela. Mas Josie sonha mais alto e move-se com igual à-vontade nos corredores da livraria onde, graças à bondade de um desconhecido, trabalha e habita. Este é o seu porto seguro. Aqui, entre as estantes repletas de livros, no pequeno escritório que agora lhe serve de quarto, não tem de se defender da sua própria mãe nem fingir ser a durona solitária que domina as ruas.
Ao anoitecer, quando a porta se fecha e as luzes se apagam, ela descobre nas páginas que folheia a imensidão do mundo e anseia por uma vida melhor. Uma vida como a de Charlotte, a filha de uma família da alta sociedade, cuja amizade a inquieta a ponto de arriscar tudo, mesmo a promessa de um amor verdadeiro. E quando os seus sonhos estão prestes a realizar-se, um crime muda tudo… Para sempre.

Opinião: Uma história que, pela sua sinopse, me lembrava bastante "Sonhos Proibidos" de Lesley Pearce. Este livro é bom mas o de Lesley é, incomparavelmente, muito melhor.

Gostei de Josie, das sua verdadeira família: Cokie e Willie, de Jesse e também de Charlotte e da maneira como ela encara a verdade e abre, novamente, os braços para receber Josie.

A paixão pela leitura e a bondade do dono da livraria deram um lugar para viver a Josie e afastaram-na de outros caminhos. É ali o seu refúgio mas ela sabe que a vida é dura e ela própria, todos os dias, faz o seu trabalho de limpeza no bordel onde a mãe trabalha.

Josíe conhece Charlotte e fica deliciada, não só pela nova amiga mas também pelo seu mundo e pela possibilidade de sair dali, onde todos a conhecem e conhecem a sua história, e ter a oportunidade de começar de novo e seguir uma vida diferente ao ir para a universidade longe dali... Pelo meio Josie quase faz o impensável para tentar chegar à faculdade.

Seguindo o mote do desconhecido que lhe aparece na livraria (e que morre logo em seguida), Josie quer ser diferente "as decisões moldam a nossa vida", disse-lhe o desconhecido. Ela ficou marcada com esta frase mas também com o homem e a sua atitude, perdida ainda nos devaneios habituais sobre se ele poderá ser o seu pai, o que lhe acontece sempre que conhece um homem diferente mais ou menos daquela idade.

Gostei da história mas considero que parou num ponto em que grita claramente por uma continuação. Quero saber o que acontece a Josie depois daquela despedida, quero saber quem é o pai dela pois acho que ela vai fazer por descobrir... fiquei com vontade de saber tanta coisa que queria ter a continuação já à minha espera!
4*

Sem comentários:

Enviar um comentário