segunda-feira, 7 de julho de 2014

O Peso da Fama, Tara Hyland - Opinião

"O Peso da Fama" de Tara Hyland
Sinopse: Uma criança indesejada
São Francisco, 1958. Numa noite fria de dezembro, um bebé é deixado no Orfanato das Irmãs de Caridade, em Telegraph Hill.

Um enigmático suicídio
Um ano mais tarde, a famosa atriz Frances Fitzgerald decide pôr termo à vida. Correm vários rumores alegando que o marido, Maximilian Stanhope, um empresário abastado, sabe mais do que revela, mas nada é provado.

Um segredo terrível
Qual a relação entre estes dois acontecimentos? É essa a resposta que Cara, a filha de Frances, se predispõe a descobrir. Abandonada pela mãe aos sete anos, viveu uma infância ensombrada pelo sofrimento e pela perda. Mais tarde, encontra alguma realização a trabalhar como jornalista, porém, continua a debater-se com a falta de confiança que tem nos outros, e cada vez mais se convence de que descortinar o segredo por detrás da morte da mãe é a única forma de apaziguar os seus demónios. Irá a verdade destroçá-la ou serão inquebrantáveis os laços entre mãe e filha?

Opinião: Depois de ter lido "As Filhas da Fortuna" da mesma autora, as minhas expectativas estavam bastante altas e o livro esteve à altura delas, ainda que continue a preferir o que indiquei acima.

Tara Hyland é magistral a escrever sobre o sofrimento, de tal forma que quase o sentimos na nossa pele. Ela conta-nos o percurso de Frances que nem sempre foi tão fácil como se imagina e também o percurso de Cara, abandonada pela mãe mas que sempre esperou que a viessem buscar... Sozinha, teve de lidar com o feitio difícil da avó, a sua doença prolongada e o consequente estado degenerativo, e também com a sua morte.

Revemos também nesta história como certas pessoas podem ser cruéis, até mesmo com a própria família, e recordamos que o glamouroso mundo do cinema tem, muitas vezes, por trás dele, muita miséria e muita coisa a cheirar mal.

Cara vai precisar de uma última viagem para enfrentar os seus fantasmas e tentar seguir em frente sem medo de se relacionar pois o seu passado deixou demasiadas marcas e o medo da perda é demasiado grande para que se possa entregar a uma relação... Max recebe-a, também em estado avançado de doença e vai esclarecê-la em tudo o que for possível... e muito além do imaginável!

Uma história de amor, de afectos, de tristeza, de separação mas também de grande superação. Um livro a ler, sem dúvida.
4*
Outros livros da autora:

Sem comentários:

Enviar um comentário