quarta-feira, 18 de junho de 2014

Mariana, Susanna Kearsley - Opinião

Sinopse: Ela tinha apenas cinco anos quando viu Greywethers pela primeira vez, mas soube de imediato que aquela era a sua casa.

Vinte e cinco anos depois, tornou-se finalmente sua proprietária. Mas Júlia depressa começa a suspeitar de que existe algo de poderoso e inexplicável por detrás da sua decisão radical de abandonar Londres e começar de novo numa pequena aldeia. Os novos vizinhos são calorosos e acolhedores, muito particularmente Geoff, o aristocrático proprietário de Crofton Hall, com quem sente uma ligação imediata. Mas a vida tal como ela a conhecia acabou, e outra bem diferente está prestes a começar. Uma vida que inclui Mariana, que habitou aquela mesma casa trezentos anos antes e cujo destino ficou tragicamente por cumprir. A história de Mariana vai-se revelando a pouco e pouco, apoderando-se da sua vida como um feitiço.

Ao longo dos séculos que separam as duas jovens, uma promessa de amor eterno aguarda o desfecho que o destino lhe negou. Conseguirá Júlia desvendar no presente os enigmas do passado? Será que Mariana esteve sempre à sua espera?

Opinião: Este livro é a minha estreia com Susanna Kearsley (tenho feito muitas estreias ultimamente) e gostei do livro e da sua escrita fluída, embora o tema da reencarnação não seja um tema que me atrai muito.

Quando comecei a ler o livro perspectivava que Mariana fosse um antepassado de Júlia, o que não veio a acontecer. De qualquer forma, gostei particularmente do encadeamento dos factos/ recordações e da dificuldade de lidar com um assunto tão complicado/ louco como a possibilidade de estarmos a recordar vidas passadas.

Foi também muito interessante ver o crescimento da personagem de Júlia à medida que recordava Mariana e o seu trágico destino. Gostei dos elementos que estavam à sua volta, quer ligados à casa senhorial quer ao bar de que Júlia passou a ser frequentadora assídua e onde fez uma amiga inesperada.

Para mim, este livro foi uma interessante surpresa, amargada apenas pelo seu final algo abrupto, na minha opinião. De qualquer forma, vale a pena ler este livro.
4*

Sem comentários:

Enviar um comentário