sexta-feira, 11 de abril de 2014

Menina Rica, Menina Pobre, Joanna Rees - Opinião

Sinopse: Duas irmãs. Dois destinos selados pelo atirar de uma moeda.

Thea e Romy são duas lindas bebés cujo futuro é ditado por uma moeda atirada ao ar. Separadas e vendidas na calada da noite, os seus destinos não podiam ser mais diferentes. Thea é enviada para os Estados Unidos, onde a espera uma vida de privilégio e luxo. Romy é internada num violento e degradado orfanato na Alemanha de Leste. Embora vivam em continentes diferentes, os seus caminhos vão cruzar-se ao longo dos anos, sem que nenhuma conheça a identidade da outra. Mas os seus mundos acabarão por colidir um dia, com consequências impossíveis de prever...

Opinião: Uma história que desde o primeiro momento nos faz sentir o coração apertado... duas bebés vendidas, na calada da noite, tratadas como objectos... uma deles tratada com lixo... duas irmãs separadas pela crueldade do mundo. Joanna Rees desvenda esta história passando pela realidade da exploração infantil, prostituição, drogas mas também pela moda e alta finança e pela solidão e tristeza que o mundo da riqueza também pode encerrar.

Thea é enviada para a América, sendo adoptada por um casal rico e Romy é levada para Schwedt na Alemanha de Leste. A história está dividida entre capítulos para Thea e capítulos para Romy. Seguimo-las e vamos vendo as suas vidas a desenrolarem-se, a serem injustiçadas, a passarem uma pela outra, por pessoas conhecidas e nunca se encontrarem... Um dia tudo muda e, face a uma tragédia iminente, com tudo o que lhes é mais querido em jogo, elas têm apenas duas opções: destruírem-se mutuamente ou unirem-se, arriscando as próprias vidas, para descobrir a chocante verdade sobre o seu passado.

De Londres a Nova Iorque, passando pela Alemanha de Leste e Caraíbas, esta é a história da força dos laços de sangue, da força de vontade de alcançar algo mais e até da força do amor e da integridade. Joanna Rees tem uma escrita poderosa, capaz de nos transportar para o seu mundo e nos fazer sentir na pele tudo o que acontece a estas crianças.

Este livro foi a minha estreia com a autora e também o primeiro livro publicado pela Asa. Posso dizer que adorei! Vou seguir atentamente o trabalho de Joanna Rees pois fiquei com muita vontade de continuar a ler livros dela. A autora escreveu o seu primeiro romance em 1997, com o seu nome de solteira, Josie Lloyd. Escreveu também vários bestsellers com o romancista Emlyn Rees, com quem casou. Em 2007 voltou a escrever sozinha.
4,5*

Sem comentários:

Enviar um comentário