quinta-feira, 20 de março de 2014

O Espelho Negro, Juliet Marillier - Opinião

Sinopse: Quando os pais de Bridei decidem mandá-lo viver com o druida Broichan, o jovem sabe apenas que abandona o lar para aprender as artes da guerra e da erudição. Não tem consciência de que no reino de Fortriu, devastado por lutas internas, um conselho de anciãos está secretamente a arquitectar um plano para garantir um futuro melhor em que ele desempenhará um papel central.

Sendo o único rapaz a viver na remota casa do druida, Bridei cedo aprende a conviver com o medo e a solidão. Mas quando acorda a meio de uma noite de inverno gelada e encontra uma criancinha na soleira, recolhe-a e agradece aos deuses essa dádiva de uma companhia, sem perceber até que ponto esse gesto vai determinar o seu próprio destino e alterar perigosamente os planos do conselho...

Opinião: O livro "O Espelho Negro" é o 1º livro da trilogia "As Crónicas de Bridei" da autora Juliet Marillier. Só por ser desta autora, os livros trazem logo um potencial de interesse e despertam uma grande vontade de serem lidos ;) Com esta trilogia, não foi diferente e já há algum tempo que a queria ler.

Entrar num livro de Juliet Marillier é entrar num mundo mágico, de mitologia, magia, amizade, lealdade e sentido de dever e este livro não é excepção. É entrar num mundo em que os deuses são, na sua maioria, do sexo feminino, em que as divindades estão ligadas à terra e à natureza, um mundo em que se respeita o ar, fogo, terra e água e todos os elementos naturais, um mundo em que se está em consonância com todos os elementos e se respeita os mesmos, tentando interferir o menos possível com eles. Para mim, esta noção de força da terra e da ligação a todos os elementos é uma forma muito interessante de se estar na vida e de se ligar aos elementos primordiais do mundo.

Este livro tem um início algo lento, mais centrado nos anos de educação de Bridei na casa do druida e acelera depois para um ritmo mais intenso quando este parte para a guerra, momento a partir do qual a narrativa se desenvolve quase de um fôlego e não conseguimos parar de ler. A escrita de Juliet tem tanto de encanto como de mistério e faz-nos querer saber mais sobre a história real em que se baseia este livro.

Bridei foi criado desde pequeno para ser leal aos deuses, para seguir a vontade d' "A Que Brilha" e para obdecer "À Mãe de Todos". Foi criado para ser leal aos deuses antigos mas também para perceber e elaborar rapidamente várias tácticas, ser sensato e pesar todos os prós e contras de qualquer decisão. Criado pelo druida do rei, Bridei acredita, durante muito tempo, que o seu treino será para um dia seguir os passos do seu pai adoptivo e ser um homem sábio. Mas Bridei está também a ser treinado para as artes da guerra e começa a desconfiar que talvez o seu caminho seja ainda mais elaborado do que está a pensar.

Bridei era uma criança sozinha até ao dia em que "A Que Brilha" lhe ofereceu uma criança, uma irmã de quem ele prometeu vir a tomar conta para sempre, não importando o que poderia acontecer. Mas a criança é mais do que parece ser, não pertence a este mundo e é um ser que pode colocar em causa tudo aquilo pelo qual o conselho tem trabalhado.

A criança chama-se Tuala, é uma jovem pequenina e muito pensativa, com uma inteligência rara e dotes de adivinhação ainda mais poderosos do que aqueles que são ensinados a explorá-lo. O pai adoptivo de Bridei sempre a viu como uma ameaça e aproveita todas as oportunidades para afastá-la da casa ainda que essas decisões possam levar a um afastamento do seu próprio filho adoptivo.

Tuala e Bridei são um só, um precisa do outro e sozinhos são muito menos. Ainda assim, Broichan nunca entendeu esta necessidade e envia Tuala para a escola de mulheres sábias já que a jovem é muito inteligente. Bridei inicia-se nas artes da guerra e percebe que qualquer batalha é muito mais do que um homem consegue antever antes de se encontrar no meio dela...

No leito de morte, o grande rei Drust, o Touro, deixa-lhe um conselho: "Escolhe bem a tua mulher. Não te preocupes com o sangue, com a linhagem, com o dinheiro... procura alguém capaz de caminhar a teu lado, fará toda a diferença."

O caminho de Bridei cruza-se com o de outras jovens de beleza rara e ascendência real, Ferada e Ana. O seu casamento com uma delas só iria ajudar ao caminho que este terá de trilhar. Ferada é muito inteligente e gosta de uma boa argumentação e Ana é dócil e sabe que terá de casar com quem o rei desejar, até porque é uma refém. Mas Bridei precisa da sua irmã e irá atrás dela onde for necessário... Tuala acredita que foi esquecida e está quase a entrar no outro mundo, a desistir da vida humana e de tudo o que sempre lhe foi vedado... chegará Bridei a tempo? Conseguirá ele alcançar o objectivo para o qual foi criado?

Este livro é um óptimo início de saga (que passou a trilogia). Apresenta-nos um rapazinho que passou de criança inteligente para um homem sábio e com força de vontade, um homem capaz de mudar destinos e juntar as pessoas à sua volta. No entanto, o caminho que terá de percorrer é muito difícil e ele terá de ser forte o suficiente para caminhá-lo.
4,5*
Outros títulos desta saga:
"A Espada de Fortriu" (As Crónicas de Bridei - Livro II)
"O Poço das Sombras" (As Crónicas de Bridei - Livro III)

2 comentários:

  1. Eu gostei desta saga, tem um registo ligeiramente diferente das obras anteriores da autora e tem um lado mais negro, as personagens são muito complexas. É uma saga muito interessante, mas tenho pena que tenha ficado inacabada. É que, ao contrário do que se pensa, não é uma trilogia: o facto de existirem três livros é apenas porque a editora da Juliet deixou de querer mais histórias sobre esta saga e então ela ficou ali, pendurada, sem final à vista. Claro que os três livros se leem muito bem individualmente, como em quase todas as histórias da autora. Mas fica ali a sensação de que ainda havia pano para mangas...

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo comentário Alexx M. Eu também estou a adorar a saga, tal como tu também adoro Juliet. Custou-me um bocadinho entrar no primeiro livro mas creio que se deveu a não ter gostado nada do livro que li antes desse...
    E tens razão, já me tinhas dito que era uma saga por terminar e que acabou por ser uma trilogia pois não foi possível à autora escrever os restantes.
    Só espero que o último não me deixe um amargo na boca, que me deixe apenas a vontade de continuar o caminho de Bridei mas que, de alguma forma, encerre a história desse livro como o 1º fez tão bem ;)

    Bjs

    ResponderEliminar