terça-feira, 18 de março de 2014

O Amor Está no Ar, Dorothy Koomson - Opinião

Sinopse: Deixe-se levar pela magia do amor...

Depois de sair de Londres para seguir o seu desejo de mudar de vida, Ceri D'Altroy jura abandonar definitivamente as suas manias de casamenteira. Isto porque parece que a sua simples presença acaba por incentivar as pessoas que encontra pelo caminho a mudar de vida.

No seu novo emprego, conhece Ed que decidiu declarar o seu amor por uma mulher que o enlouquece; Mel e Claudine, dois amigos de longa data que resolvem iniciar um romance ilícito; e Gwen, a chefe de departamento que é uma fumadora compulsiva e esconde um segredo profundo e sombrio que só quer partilhar com a sua nova funcionária.

Quem entra em contacto com Ceri, nunca mais volta a ser o mesmo.
Será ela o Cupido dos tempos modernos?

Opinião: Este livro foi a minha estreia com Dorothy Koomson e acho que não podia ter começado de maneira pior... Eu odiei o livro e estive tentada várias vezes a largá-lo mas quis ler não só porque não gosto de desistir de livros mas também porque queria perceber se a história melhorava até porque o que tenho lido sobre a autora têm sido opiniões maravilhosas sobre os seus livros e a sua escrita. A verdade é que as coisas melhoram um bocadinho para o final do livro... de qualquer forma, não melhoraram o suficiente para eu considerá-lo um bom livro e o recomendar, não estava mesmo nada à espera de ter esta opinião!

Este foi o primeiro livro que li no ano 2014 e não podia ter sido uma decepção maior. É a história de um cupido dos tempos modernos, uma ideia que até é interessante mas a sua execução não foi, de todo, a melhor.

A escrita é vazia na maior parte do livro, parecem palavras ocas que se dizem só por dizer e não trazem qualquer profundidade que para a estória quer sobre a personagem ou personagens da mesma.

Ceri não é uma personagem minimamente cativante (pelo menos para mim), não prende o leitor, não nos faz tomar as suas dores, desejar com todas as nossas forças que a sua história tenha um final feliz - aliás, ao longo deste livro eu só pensava: ela está a passar por isto, e então??? Nunca me prendeu. A personagem mais interessante foi um homem que olhava intensamente para a personagem principal, sem que se percebesse porquê e só no fim foi possível perceber esta questão (não era difícil de prever mas, para mim, foi o único núcleo minimamente interessante).

Para o final do livro, a estória torna-se um pouco mais interessante mas apenas ligeiramente. Acabei o livro a pensar: ok, até não acabou mal mas ler este livro foi, basicamente (para mim), uma perda de tempo.

Como leitora inveterada, creio que isso diz muito sobre o livro. De qualquer forma, já li opiniões sobre este livro absolutamente contrárias à minha. Estas coisas de gostar, considerar ou não um livro bom, etc, são sempre subjectivas e valem o que valem.

Tenho mais livros na estante desta autora e vou dar-lhe mais uma ou outra hipótese. Espero que este livro tenha sido a excepção senão a desilusão será enorme.

Este ano estou muito lenta nas leituras (vou apenas no 3º) e creio que ter começado por este livro me deixou com menos interesse na leitura... mas isso passa e o livro seguinte já me trouxe de volta à vontade insaciável por literatura ;)
1*

Sem comentários:

Enviar um comentário