sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

As Raparigas da Villa, Nicky Pellegrino - Opinião

Sinopse: Quatro amigas, um pacto, e umas férias que mudarão as suas vidas para sempre…

Rosie, Addolorata, Toni e Lou: onde quer que estejam, estas quatro amigas cumprem sempre o pacto que fizeram quando eram ainda colegas de escola. Apesar de terem seguido rumos muito diferentes, todos os anos se reúnem para passar férias num destino paradisíaco. Entre confissões, romances e pura evasão, os lânguidos dias passados ao sol em encantadoras villas são-lhes imprescindíveis. Lou é insegura e debate-se permanentemente com os seus sonhos e expectativas. A inconveniente Toni encontrou no jornalismo uma carreira à sua medida mas as suas escolhas pessoais parecem ser uma eterna fonte de problemas. Como boa filha de italianos, a extrovertida Addoloratta, gosta de partilhar o seu amor pela vida. Será ela a salvar Rosie da solidão em que vivia desde a morte dos pais e a incluí-la neste grupo de amigas. Inesperadamente, será a tímida Rosie quem vai ver o seu futuro mudar mais radicalmente graças ao pacto… e a um sensual italiano chamado Enzo.

Opinião: Foi a primeira vez que li Nicky Pellegrino e fiquei encantada com a história e com a sua forma de escrever.

Este livro é leve, fresco, tem sabor a Verão e dá vontade de o saborear devagar mas, ao mesmo tempo, queremos acompanhar as quatro raparigas e saber como termina esta aventura. 

Rosie começa por ser uma rapariga tímida, que não pertence ao grupo das mais populares e que está à margem do mesmo. Um dia Addolorata, espontânea como é, acaba por convidá-la para se juntar ao grupo nas férias que irão fazer. E Rosie hesita mas acaba por ir, apesar de saber que não pertence àquele grupo, passar uns dias junto ao mar é mesmo do que está a precisar.

A pouco e pouco Rosie vai conquistando as suas amigas embora uma delas nunca se aproxime. Mas no final daquelas férias elas fazem um pacto e passarão a encontrar-se anualmente para umas férias juntas. É numa dessas férias que as encontramos novamente, vários anos e vivências depois. Nem todas estão como gostariam mas todas trilharam um caminho e aquelas férias vai levá-las a outro.

No meio de tudo isto, temos a costa italiana, a beleza e a história da azeitona (quase podia ser Portugal), as conversas altas dos italianos e a sua forma genuína de ser. É na costa italiana que uma delas conhece o amor mas também o que pensa ser uma grande mentira.

Voltamos a encontrar as quatro amigas, pela terceira vez, uns anos (não muitos) depois e alguém terá que dar o primeiro passo para não deixar fugir o amor da sua vida... será que alguém vai dá-lo? Será que vale a pena? Será que vai ser possível renunciar a uma vida inteira e a todas as suas experiências no seu país de origem?

Uma história de emoções, de beleza e de aprendizagem sobre o ser humano e sobre o sofrimento camuflado. Acho que não preciso de dizer o porquê da nota que lhe dei ;)

4*

Sem comentários:

Enviar um comentário